segunda-feira, 11 de maio de 2009

XXI Feira de Artesanato de Guimarães 09

As feiras de artesanato, realizadas anualmente por todo o país, são um dos principais modelos de comercialização do sector. A primeira Feira de Artesanato de Guimarães realizou-se em 1988 e, ao longo de todo este percurso, conseguiu adequar-se à mudança dos tempos, indo de encontro às expectativas dos artesãos que nela participam e dos visitantes que a frequentam. Convém referir que esta mudança foi sempre ditada por estes dois principais intervenientes, procurando a organização da Feira de Artesanato de Guimarães corresponder aos propósitos de todos; por um lado receber da melhor forma os artesãos convidados, fornecendo-lhes as condições ideais em termos de espaço e acolhimento e, por outro, procurando atrair o maior número de público ao local da feira, através de um investimento considerável na sua divulgação e animação.
Este ano a Feira de Artesanato de Guimarães adapta-se, novamente, à mudança das necessidades e circunstâncias contemporâneas, regressando ao seu local inaugural: o Jardim da Alameda. O espaço, localizado no centro da cidade, é privilegiado pela sua acessibilidade, garantindo deste modo a visibilidade procurada pelos artesãos. Tendo sempre como valores base a preservação e divulgação do artesanato, a organização da Feira de Artesanato de Guimarães pretende que a iniciativa se consolide como uma das formas de sensibilizar o grande público para as questões que encerram as actividades artesanais. A valorização dos produtos artesanais pela sociedade actual é a via mais importante para a perpetuação dos saberes e modos de fazer, que fazem parte do nosso legado comum, mas cujas tipologias têm ainda a capacidade de se adaptar à vivência contemporânea, tornando-se assim objectos de valor acrescentado.
A Feira de Artesanato de Guimarães pretende constituir um espaço de comercialização acessível a um grande número de consumidores, cada vez mais conscientes da valia do artesanato nacional.

Nenhum comentário: