
O artesanato pode ser entendido como oportunidade para uma pessoa se expressar e descobrir as próprias aptidões, oportunidade de auto-conhecimento e valorização das manifestações artísticas. Com o artesanato, a pessoa desenvolve habilidades com as mãos e, principalmente, com o cérebro, dando lugar à criatividade através de diversos materiais, técnicas e procedimentos. O artesão vai criar, aproximando ideias e materialidade. Vai dar forma, vai dar vida à sua ideia e, com isto, está a exercitar a mente, prevenindo problemas com a memória, principalmente no caso de indivíduos de melhor idade, além de relacionar-se com pessoas com as quais tem afinidade, tem interesses comuns, o que melhora inclusive, o humor afastando o isolamento. Pode ainda transformar esse hobby em actividade que lhe traga remuneração, pois os produtos artesanais têm excelente aceitação no mercado.
Os benefícios de se dedicar ao artesanato no dia-a-dia atingem praticamente todas as pessoas interessadas, uma vez que o trabalho manual gera introspecção, concentração e reflexão. Enquanto desenvolvem um trabalho manual, as pessoas ficam calmas, atentas, com os olhos focados em sua produção, acompanhando criteriosamente o resultado de cada passo realizado. Durante esse processo sentem-se importantes, capazes e amadurecem, convivendo melhor consigo mesmas e com o grupo.
Um comentário:
Blog perfeito meninas, muitos parabéns!
O valor da tradição, especialmente no nosso país, é inestimável, e é sempre óptimo saber que há iniciativas para promover e mostrar o que o nosso país tem de bom.
Muito bem! :D
Postar um comentário